Aparelho autoligado e convencional: qual é a diferença?

O aparelho autoligado é um tipo de aparelho ortodôntico que não apresenta as tradicionais borrachinhas. Ele, de fato, usa uma tecnologia mais inovadora, a qual permite que o tratamento seja feito em menos tempo e com menor dor ao paciente. Já um aparelho ortodôntico convencional é aquele que bráquetes metálicos servem de apoio para o fio ortodôntico convencional. De tempos em tempos, o ortodontista necessita ajustar o fio, exercendo a força necessária para a movimentação dentária.
Mas afinal, qual é a diferença entre o aparelho autoligado e o aparelho convencional? Confira!
TEMPO DE TRATAMENTO
No aparelho convencional, a ativação é feita quando há a consulta de manutenção, já no aparelho autoligado a ativação é constante. Dessa forma, o tempo de tratamento com o autoligado é cerca de 30% menor que o tratamento com aparelho convencional.
MANUTENÇÕES
Como o aparelho autoligado não há necessidade de manutenções mensais para a ativação do aparelho a cada 30 dias, como o aparelho convencional.
Assim, as manutenções podem ser mais espaçadas, a cada 45 ou 60 dias.
BRÁQUETES
Os bráquetes no caso do aparelho convencional são maiores que os bráquetes utilizados no tratamento com aparelho autoligado.
Além disso, as peças do autoligado são mais resistentes.
DOR
E por último, uma das principais diferenças entre ambos os tipos de aparelho é a dor sentida pelo paciente. No caso do aparelho autoligado, como a ativação é constante, a dor sentida pelo paciente é menor.