A RELAÇÃO DA SAÚDE BUCAL COM AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Saúde bucal e a conexão com a saúde do coração!
A boca é uma porta de entrada para diversas bactérias que podem causar doenças, e sua presença inadequada pode levar a infecções e agravar problemas de saúde devido à falta de uma higiene bucal adequada. Essas bactérias podem chegar à corrente sanguínea e, consequentemente, afetar órgãos como o coração, desencadeando graves doenças cardiovasculares.
Os problemas cardiovasculares estão associados a condições como a gengivite e a periodontite, que podem agravar as doenças cardíacas, aumentando o risco de problemas para o paciente.
Quem está mais suscetível a essa situação?
Pacientes com problemas cardiovasculares pré-existentes, especialmente em relação às válvulas cardíacas, como malformações ou utilização de próteses valvares, correm maior risco. Essas condições podem aumentar a probabilidade de desenvolver a chamada "Endocardite Bacteriana", na qual bactérias da cavidade oral entram na corrente sanguínea e podem atingir o coração, causando problemas infecciosos que, em casos graves, podem levar a complicações graves.
Sinais de alerta e prevenção!
Os sinais de doenças infecciosas que podem agravar problemas de saúde são:
Gengivas avermelhadas;
Lesões nos dentes;
Céu da boca com vermelhidão intensa;
Dor e sensibilidade.
A prevenção pode ser alcançada através da escovação e higiene oral regular. No que diz respeito à saúde cardíaca, é essencial manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regulares e, especialmente para pacientes com histórico familiar de doenças cardiovasculares, consultar e acompanhar um médico especialista de forma regular. A saúde bucal e a saúde do coração caminham juntas para promover um bem-estar completo e uma vida saudável. Cuide de você!