Extração de sisos: quando é necessária?

Você com certeza conhece alguém que já precisou extrair os sisos, certo?
O que conhecemos como dentes do siso são, na verdade, os terceiros e últimos molares presentes em nossas bocas. Quando perfeitamente alinhados, eles favorecem a mastigação e ajudam na execução de diversas atividades do nosso corpo. Quando desalinhados, porém, podem trazer prejuízos para a saúde.
Chamados popularmente de dentes do juízo, os dentes do siso são os últimos a aparecer. Normalmente, eles dão as caras por volta dos 17 aos 25 anos.
Os sisos nascem em ângulos não paralelos aos dos segundos molares, dentes que estão logo à frente. Podem se desenvolver em ângulos mais direcionados ao fundo da boca, para as laterais ou até mesmo em 90°, completamente deitados.
A necessidade da extração de siso depende de vários fatores. Em primeiro lugar, é necessário conhecer a anatomia da arcada dentária do paciente e o posicionamento do dente siso. Em alguns casos, o nascimento do dente não é sequer percebido pelo paciente.
Em outros, pode provocar muita dor, febre e inchaço gengival. Algumas situações em que é necessário a extração de siso são:
quando um ou mais dentes da arcada são impactados pelo nascimento do siso, podendo causar doenças gengivais, infecções e até absorção óssea;
quando o nascimento do siso causa operculite, que é uma inflamação gengival decorrente da erupção do dente;
complicações ortodônticas, uma vez que o nascimento dos sisos pode movimentar a estrutura óssea e mover os dentes de lugar.
Acompanhe nossas redes sociais e fique bem informado.