Saúde Emocional e Saúde Bucal

São óbvios os benefícios que cuidar da sua saúde bucal pode trazer para o bem-estar e para a autoestima. Os procedimentos odontológicos são benéficos tanto para a saúde da boca quanto para a nossa aparência, mas é necessário ficarmos atentos a alguns detalhes para nos mantermos sempre saudáveis.
Assim como em nossa saúde corporal, nosso emocional tem capacidade de interferir em nossa saúde bucal. Afinal, é pela boca que nos alimentamos e nos expressamos, por isso, fatores psicológicos têm relação direta com nossos problemas de saúde oral. Nesse ponto entram, principalmente, a ansiedade e o estresse. Quando há um desequilíbrio entre nossa mente e nosso corpo, somos diretamente afetados.
De certa forma, nossa boca recebe o reflexo de problemas cotidianos e de nossas emoções. O estresse e a ansiedade podem, por exemplo, nos afetar e causar gengivite, bruxismo e o hábito de roer unhas ou a parte interna das bochechas.
Esses comportamentos também podem desencadear dores de cabeça, proliferação de bactérias, desgaste nos dentes, problemas no pescoço e dores na coluna. Outros problemas conhecidos também são o mau hálito, aftas e cáries, por conta da possível diminuição de saliva.
Agende uma consulta e tire suas dúvidas.