Está com dor nos maxilares ao mastigar? Saiba o que pode ser

Existem diversas causas que podem estar na origem de uma dor no maxilar. Elencamos nessa postagem as mais comuns, confira!
BRUXISMO
O bruxismo se caracteriza pelo hábito involuntário de ranger ou pressionar os dentes, geralmente manifestado à noite, durante o sono. O problema, além de deixar estruturas como os músculos da mastigação doendo, desgasta e amolece os dentes.
Em casos mais severos, a doença pode comprometer a parte óssea da boca, o tecido gengival e a articulação temporomandibular (ATM). Por outro lado, as causas do bruxismo são variadas, desde o fator genético até uma situação de estresse, passando por disfunções oclusais e ansiedade.
MORDIDA CRUZADA
A mordida cruzada também pode causar dor nos maxilares. A disfunção, que é relativamente comum entre os pacientes, caracteriza-se pelo desencontro da arcada superior em relação à arcada inferior.
Em muitos casos, a mordida cruzada tem uma proeminência evidente, em especial, quando a dentição inferior se sobrepõe à superior, deslocando o queixo para frente.
DOENÇA PERIODONTAL
Doença periodontal é uma condição que pode se referir tanto à gengivite, uma infecção no tecido gengival, quanto à periodontite, um quadro mais avançado de gengivite.
Em todo caso, a disfunção ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na gengiva, desgastando o osso e os tecidos bucais. Caso o paciente não faça a higiene adequada da boca, o problema avança, levando a sangramentos, inchaços e até dor nos maxilares.
OSTEOMIELITE
Osteomielite é uma inflamação óssea causada por infecção. Embora seja comum nas pernas, nos braços e na coluna vertical, o quadro pode se espalhar para outras regiões do corpo pela corrente sanguínea. Nesse sentido, a mandíbula é a mais afetada, entre outros ossos faciais, devido à composição pobre do suprimento sanguíneo no local.
ABCESSOS
Abscesso dentário é como se chama tecnicamente uma infecção bacteriana no dente, levando ao acúmulo de pus no interior da dentição. Como consequência, o problema pode gerar uma dor intensa no dente e nos tecidos bucais.
Agende já sua avaliação conosco. Vamos esclarecer suas dúvidas e procurar possíveis tratamentos.