Mordida aberta: quais as causas e o tratamento mais indicado?

A mordida aberta é um tipo de mal oclusão que corresponde à ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores, podendo dar a ilusão de “boca torta” ou que a “boca não fecha bem”.
Esta alteração pode causar algumas perturbações com consequências ao nível da respiração, fonética e função mastigatória, para além da sua condicionante estética. Será ainda mais complicada de resolver se estivermos perante uma situação de mordida aberta e cruzada.
Você sabe o que causa esse problema, e como ele é resolvido?
CAUSAS
As causas da mordida aberta prendem-se essencialmente com hábitos constantes, tais como a sucção dos dedos; o uso prolongado da chupeta; a interposição da língua; roer as unhas; morder os lábios; morder lápis, canetas ou outros objetos; respiração bucal, entre outros.
Na etiologia da mordida aberta podem também estar associados fatores genéticos e hereditários, e a postura anormal da mandíbula ou da cabeça.
TRATAMENTO
O tratamento ou correção da mordida aberta, em grande parte dos casos, não é simples de executar ou resolver. No entanto, nos casos em que a causa é provocada por determinados hábitos parafuncionais, a simples suspensão do hábito, nos casos de detecção precoce, pode por si só ser suficiente para corrigir a anomalia.
Na grande maioria dos casos recorre-se a um aparelho ortodôntico ou aparelho dentário, para corrigir a mordida aberta funcional (ortodontia).
Em pacientes jovens, ainda com dentição decídua (mordida aberta infantil), a colocação de um aparelho removível, normalmente composto com uma grade palatina, pode ser a alternativa mais indicada para “fechar” o espaço, especialmente nos casos em que a mordida aberta é provocada por certos hábitos parafuncionais, como por exemplo, a interposição da língua.
O tratamento da mordida aberta em adultos já passa normalmente pelo uso de aparelho ortodôntico fixo, podendo ser ou não um aparelho autoligado, e associado ou não com elásticos intermaxilares.
Já o tempo de utilização do aparelho pode ser muito variável, levando em consideração o tipo e severidade da mordida aberta.
De qualquer forma nem sempre o tratamento de mordida aberta com aparelho fixo é suficiente. Em certos casos mais extremos, é necessário recorrer à cirurgia ortognática para corrigir a maloclusão existente.