6 problemas bucais associados ao estresse e à ansiedade

A má higiene bucal é uma das principais responsáveis pelas doenças que surgem na boca, mas problemas emocionais, como o estresse e a ansiedade, também podem prejudicar a saúde oral.
As variações de emoções acabam deixando o organismo mais suscetível a inflamações, infecções e doenças no geral.
E quais as consequências que isso pode causar para a sua boca? Confira alguns problemas associados ao estresse e à ansiedade:
AFTAS
São pequenas feridas com bordas vermelhas e centros esbranquiçados, que surgem na parte interna da boca. Ela surge como consequência de baixa imunidade, causada pelos períodos de estresse.
BRUXISMO
A tensão diária causada pelo estresse e a ansiedade estão relacionadas ao desenvolvimento do bruxismo, ato de ranger ou apertar os dentes que causa dores de cabeça, face e mandíbula, além de desgaste dos dentes.
HERPES LABIAL
O vírus HSV-1, causador do herpes labial, vive escondido no corpo e aparece em situações de baixa imunidade, como nos casos de estresse. A Herpes provoca pequenas bolhas nos lábios, que depois viram feridas que causam coceira e ardência.
BOSA SECA
O estresse é um dos principais fatores que provocam a xerostomia, conhecida popularmente por “boca seca”, pois ele diminui a produção de saliva. O ressecamento da boca pode dificultar a mastigação, a fala e ainda contribuir para o desenvolvimento de cáries, mau hálito e gengivite.
CÁRIES
A ansiedade e o estresse podem afetar os hábitos das pessoas. Pode acontecer, por exemplo, que os cuidados com a higiene bucal sejam negligenciados e o consumo de doces aumente.
GENGIVITE
O estresse pode levar a inflamação na gengiva, provocando vermelhidão, sangramento e mau hálito. A gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e, em casos de estresse, pode aparecer por causa da falta de cuidados com a higiene bucal, da baixa imunidade e da diminuição na produção de saliva.
Caso você perceba algum desses sintomas, procure um dentista para lhe indicar o tratamento indicado para o seu caso.