Enxerto ósseo é um processo cirúrgico que consiste em retirar um fragmento de osso de uma localização para colocá-lo no local que se pretende reparar. O principal objetivo desse enxerto ósseo é oferecer melhor sustentação para o implante dentário nos casos em que a estrutura do paciente não é o suficiente para cumprir essa função.
A cirurgia plástica periodontal abrange técnicas que tem como objetivo corrigir defeitos nos tecidos moles (gengiva e mucosa) e no tecido duro (osso). As técnicas de cirurgia plástica periodontal devem ser consideradas quando o planejamento do tratamento do paciente é realizado. Esses procedimentos possibilitam a melhora nos resultados funcionais e estéticos, trazendo a satisfação e bem-estar do paciente.
A extração do siso é uma cirurgia para a retirada dos dentes terceiros molares, conhecidos também como dentes do siso ou dentes do juízo. A cirurgia de extração do siso pode ser feita quando os dentes já nasceram ou mesmo para dentes que não vão nascer - é o chamado dente do siso incluso.
A troca dos dentinhos de leite é uma fase marcante na vida das crianças, mas nem sempre acontece no tempo certo e pode causar problemas bucais que só um tratamento ortodôntico poderá prevenir. Para isso, muitas vezes a extração dos dentes decíduos que não caíram são necessárias para que os permanentes apareçam.
O tratamento se mostra eficiente no processo de aceleração da regeneração de tecido moles e duros em odontologia. Visto que se apresenta como um coágulo otimizado, formando uma estrutura que permite a reconstituição do enxerto com células do próprio paciente, induzindo o processo de cicatrização natural com muito mais rapidez.
Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a gengivectomia ainda é um procedimento simples, com anestesia local, onde o cirurgião dentista retira entre um a dois milímetros de tecido da gengiva